SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Forty years of the photobook Quarenta clics em Curitiba, by Leminski e PiresBlack authorship: contemporary paths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

On-line version ISSN 2316-4018

Abstract

FERNANDES, Célia Regina Delácio. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola − PNBE 2006-2014. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2017, n.51, pp.221-244. ISSN 2316-4018.  https://doi.org/10.1590/2316-40185111.

Este artigo objetiva analisar os critérios de seleção para a constituição dos acervos de livros literários enviados às escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, em suas edições de 2006 a 2014, que teve o Ceale/UFMG como órgão responsável pela avaliação pedagógica das obras de literatura. Para tanto, recorre às fontes documentais, especialmente os editais produzidos pelo Ministério da Educação para esse período. Assim, além de contribuir para o debate sobre o que é considerado literatura de boa qualidade, este estudo se justifica pela defesa da continuidade e do aprimoramento do PNBE como uma importante política pública de leitura. De modo geral, os resultados apontam para uma ampliação no conceito de literatura, mas também para a necessidade de especificações de alguns aspectos da avaliação e para a valorização de temas sobre a diversidade étnica, racial, econômica, sexual e social nos editais, fomentando uma produção literária mais plural.

Keywords : critérios de seleção; literatura infanto-juvenil; políticas públicas de leitura; editais do PNBE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )