SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Using "plastic money" and planning the future: consumption, credit and new subjectivity in mid-sized cities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

Print version ISSN 1517-4115On-line version ISSN 2317-1529

Abstract

GIARETTA, Juliana Barbosa Zuquer  and  GIULIO, Gabriela Marques Di. O papel das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no urbano do século XXI e na emergência dos novos movimentos sociais: reflexões a partir de experiências na megacidade de São Paulo. Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.161-179. ISSN 2317-1529.  http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n1p161.

A emergência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem alterado os modos de vida e as relações entre os indivíduos no espaço urbano. Experiências registradas no mundo têm mostrado que os indivíduos, ao se organizarem em grupos e trocarem informações em rede, agindo como actantes, experienciam novos movimentos sociais urbanos, difundem práticas de interação colaborativas e criativas e provocam uma participação mais ativa, que busca superar os limites da esfera opinativa e consultiva. Na megacidade de São Paulo, essas iniciativas também ganham repercussão. Neste artigo são analisadas algumas dessas experiências, buscando refletir a respeito de como as TIC têm sido apropriadas na reivindicação do direito à cidade por meio da mobilização de recursos e estratégias de organização e ação dos cidadãos inseridos nesses novos movimentos.

Keywords : movimentos sociais; espaços públicos urbanos; direito à cidade; tecnologias de comunicação e informação; megacidade de São Paulo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )