SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Morphoanatomy of fruit, seed and seedling of Ormosia paraensis Ducke author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

SILVA, Patricia Pereira da; BARROS, Antônio Carlos Souza Albuquerque; PINHO, Edila Vilela de Resende Von  and  NASCIMENTO, Warley Marcos. Análise fisiológica e atividade de proteínas resistentes ao calor (LEA) em sementes híbridas de abóbora durante o desenvolvimento. J. Seed Sci. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.185-191. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v37n4150174.

O objetivo nesse trabalho foi avaliar a melhor época para a realização da colheita e verificar o efeito do armazenamento dos frutos na atividade de proteínas e na qualidade fisiológica de sementes do híbrido de abóbora 'Jabras'. Os frutos foram colhidos aos 15, 30, 45, 60 e 75 dias após a antese (DAA). Em cada época, foram colhidos trinta frutos, sendo que quinze frutos tiveram suas sementes extraídas imediatamente após a colheita e os outros quinze frutos foram armazenados por vinte dias em caixas plásticas em condições de galpão, e somente após este período, tiveram suas sementes extraídas. Avaliou-se a qualidade das sementes por meio do grau de umidade, germinação, primeira contagem, índice de velocidade de geminação, emergência, índice de velocidade de emergência, massa de 1000 sementes e massa seca de plântulas, além da análise do perfil eletroforético de proteínas resistentes ao calor (Late Embryogenesis Abundant - LEA). A maturidade fisiológica das sementes ocorreu em sementes oriundas de frutos colhidos aos 60 dias após a antese e armazenados por 20 dias. Nesse período, as sementes encontravam-se com o máximo de matéria seca, máxima germinação e vigor e alta concentração de proteínas LEA.

Keywords : Cucurbita maxima; Cucurbita moschata; qualidade das sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )