SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Germination of Echium plantagineum L. seeds submitted to dormancy overcoming and variations in temperature, light and depth of sowingSeed treatment and its impact on wheat crop yield potential author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

RODRIGUES, Sandra dos Santos; FIDALGO, Adriana de Oliveira  and  BARBEDO, Cláudio José. Biologia reprodutiva e produção de sementes e mudas de Campomanesia pubescens (DC.) O. Berg. J. Seed Sci. [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.272-279. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v39n3174807.

A polinização é um processo fundamental para produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade em áreas naturais, já que influencia diretamente a produção de sementes. O estudo da influência dos sistemas reprodutivos na qualidade das sementes e mudas e, consequentemente, na estrutura de populações, pode auxiliar o manejo, o melhoramento genético e a conservação de espécies. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da polinização e da reprodução sobre a produção e a qualidade de sementes e mudas de Campomanesia pubescens (DC.) O. Berg (guabiroba), arbusto nativo do Brasil, polinizado por abelhas e ocasionalmente por dípteros. Estudaram-se a fenologia e a biologia floral e coletaram-se frutos, oriundos de polinizações controladas, na Reserva Biológica de Mogi Guaçu, São Paulo. A germinação e a qualidade das sementes originadas de autopolinização e de polinização cruzada foram analisadas, bem como o desenvolvimento das mudas até 180 dias. As sementes oriundas de autopolinização deram origem a plântulas com desenvolvimento inferior às de polinização cruzada e mais susceptíveis a mortalidade tanto em laboratório quanto em casa de vegetação.

Keywords : guabiroba; Myrtaceae; polinização; sucesso reprodutivo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )