SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Seed anatomy and water uptake and their relation to seed dormancy of Ormosia paraensis Ducke author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

BARBEDO, Claudio José. Nova abordagem para as assim chamadas sementes recalcitrantes. J. Seed Sci. [online]. 2018, vol.40, n.3, pp.221-236. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v40n3207201.

A água é essencial, insubstituível e indispensável para qualquer tipo de atividade metabólica da vida baseada no carbono. A dependência dos seres vivos por água é o padrão esperado na natureza. No entanto, alguns organismos podem sobreviver por algum tempo com um teor mínimo de água, como sementes de algumas espécies (sementes ortodoxas). No entanto, o comportamento padrão de vida esperado é encontrado em sementes de outro grupo de espécies, as chamadas sementes recalcitrantes, que são sensíveis à dessecação. Entre esses dois grupos há uma enorme variedade de comportamentos diferentes que levaram autores a considerar que a ortodoxia e a recalcitrância não são uma situação de tudo ou nada. Não obstante, ainda estamos muito longe do entendimento das diferenças e semelhanças entre todos esses tipos de sementes e isso tem sido um sério entrave para o desenvolvimento de tecnologias de conservação de plantas. Aqui, uma nova abordagem para entender as diferenças entre essas sementes é apresentada tendo como base a maturação de sementes, as influências ambientais e a evolução. Sob este ponto de vista, todo o tipo de comportamento das sementes é contemplado e, consequentemente, são consideradas algumas novas perspectivas para a tecnologia de conservação de sementes recalcitrantes, que é a mais intensamente desejada hoje em dia nesta área.

Keywords : conservação de sementes; maturação de sementes; fisiologia de sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )