SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Salinity tolerance in Senna macranthera (DC. ex Collad.) H. S. Irwin & Barneby seeds with sodium nitroprusside (SNP) promoted by cyanide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

MOLIZANE, Debora Manzano; JULIO, Pricila Greyse dos Santos; CARMELLO-GUERREIRO, Sandra Maria  and  BARBEDO, Claudio José. Alterações físicas, fisiológicas e anatômicas em sementes de Erythrina speciosa Andrews de diferentes épocas, relacionadas com o grau de dormência. J. Seed Sci. [online]. 2018, vol.40, n.3, pp.331-341. ISSN 2317-1545.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v40n3199428.

A dormência, um processo que permite que as sementes sobrevivam em ambientes adversos, precisa ser quebrada para iniciar a germinação, por exemplo, pela ruptura da camada impermeável de sementes. Sementes maduras de Erythrina speciosa apresentam impermeabilidade do tegumento da semente, cujo grau depende do ano de produção. O objetivo deste estudo foi analisar as modificações físicas, anatômicas e ultraestruturais da casca da semente, de acordo com as condições ambientais em que as sementes foram produzidas, bem como a sensibilidade das sementes a tratamentos para quebra de dormência. Sementes de E. speciosa foram coletadas durante seis anos consecutivos e analisadas quanto ao grau de dormência. Além disso, escarificações químicas por diferentes tempos de imersão foram aplicadas em sementes de dois anos de produção, bem como escarificação mecânica, que foi uma metodologia eficiente para superar a dormência. Diferentes tempos de imersão por escarificação ácida foram necessários para quebrar a dormência em cada ano de colheita. Concluiu-se que as condições climáticas nas quais a planta-mãe é submetida podem influenciar no grau de dormência de sementes de E. speciosa, mas não foram encontradas alterações anatômicas usualmente esperadas entre sementes dormentes e não-dormentes dessa espécie.

Keywords : Leguminosae; impermeabilidade do tegumento; espécie arbórea tropical.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )