SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Productive performance of soybean plants originated from seed lots with increasing vigor levelsGene expression during the germination of coffee seed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

ALONSO, Camila Rivero; ASPERTI, Lilian Maria; GUARDIA, Marina Crestana  and  BARBEDO, Claudio José. Fracionamento e regeneração de raízes e plântulas em sementes de Eugenia candolleana DC. em diferentes estádios de maturação. J. Seed Sci. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.160-167.  Epub July 01, 2019. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v41n2200571.

O potencial para gerar novas raízes e até plantas inteiras, mesmo após a remoção de grande parte de suas reservas, é uma característica típica das sementes monoembriônicas de espécies do gênero Eugenia. Trabalhos anteriores mostraram que sementes de Eugenia podem produzir plântulas mesmo quando apenas ¼ de sua massa está presente, inclusive para sementes em estádios iniciais de maturação ou já em processo de germinação. Ecologicamente, esta poderia ser uma estratégia importante para garantir a propagação das espécies de Eugenia, uma vez que elas seriam capazes de produzir plântulas de forma seriada, a partir da mesma semente, dependendo das condições ambientais, mas isso ainda não foi estudado. Neste trabalho, sementes de E. candolleana de quatro fases de maturação foram cortadas longitudinal ou transversalmente e mantiveram altos percentuais de germinação e produção de plântulas normais. Em um segundo experimento, a primeira e segunda plântulas desenvolvidas foram removidas e a capacidade de regeneração também foi avaliada. Os resultados mostraram que foi possível obter mais de uma plântula de cada semente. Também evidenciaram que, mesmo após a remoção das raízes e das partes aéreas, foi possível a regeneração de novas raízes e plântulas. Essas características poderiam ser entendidas como estratégias evolutivas para garantir a propagação natural dessa espécie em ambiente inadequado.

Keywords : Myrtaceae; propagação; semente recalcitrante.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )