SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Adequacy of the tetrazolium test to evaluate the viability of Jatropha curcas L. seedsSeed reserves reduction rate and reserves mobilization to the seedling explain the vigour of maize seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

XAVIER, João Barcellos et al. Caracterização morfológica, química e fisiológica de sementes de Amaranthus spp. J. Seed Sci. [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.478-487.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v41n4226286.

As espécies do gênero Amaranthus possuem grande potencial para alimentação humana, devido às suas propriedades nutricionais e funcionais, entretanto existem poucos estudos fitotécnicos com a cultura inviabilizando o seu cultivo. Visando incentivar a produção dessas espécies objetivou-se com essa pesquisa avaliar e distinguir as características morfológicas, químicas e fisiológicas das sementes de Amaranthus sp. (espécie comercial), A. viridis e A. hybridus. Os ensaios foram realizados em delineamento inteiramente casualizados avaliando as sementes em classes de tamanho (850 µm, 600 µm e 425 µm) e caracterizando-as por análise de imagens utilizando o sistema GroundEye®, espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) e análise radiográfica. Para avaliação da qualidade fisiológica das sementes realizou-se o teste de primeira contagem de germinação, germinação e índice de velocidade de germinação com e sem uso de KNO3. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Pela análise radiográfica foi possível observar que as sementes das três espécies estudadas se apresentam cheias na classe de tamanho de 600 e 850 µm, e não possuem dormência, no entanto a espécie comercial possui maior velocidade de germinação. Por meio do GroundEye® e do NIR foi possível distinguir as três espécies, de acordo com as características geométricas, e predominância de coloração e componentes químicos.

Keywords : hortaliças não convencionais; GroundEye®; espectroscopia de infravermelho próximo; análise radiográfica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )