SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Simulated drift of dicamba: effect on the physiological quality of soybean seedsPhysiological and antioxidant changes in sunflower seeds under water restriction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

SILVA, Karen Marcelle de Jesus et al. Tratamento químico e tamanho da semente de milho na qualidade fisiológica e sanitária durante o armazenamento. J. Seed Sci. [online]. 2020, vol.42, e202042010.  Epub Mar 23, 2020. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v42219569.

Objetivou-se verificar a interferência do tratamento com inseticidas e fungicidas sobre a qualidade fisiológica de sementes de milho, classificadas em dois tamanhos, em diferentes períodos de armazenamento. Sementes do híbrido BM915 PRO, classificadas em dois tamanhos (CH20/64 e CH24/64), foram tratadas com calda caracterizada pela mistura de Carbendazim + Thiram (Derosal Plus®), Deltametrina (Actellic®), Pirimifós metílico (K-obiol®) e água (tratamento padrão). Além do tratamento padrão adotado pela empresa, foram acrescentados à mistura da calda tratamentos com clotianidina (Poncho®), tiametoxam (Cruizer®) e fipronil (Shelter®). As sementes foram armazenadas em ambiente não climatizado em embalagens de papel multifoliado. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada, a cada noventa dias, por um período de 270 dias por meio do teste de germinação, teste de frio e envelhecimento acelerado. Foi avaliada, ainda, a qualidade sanitária por meio do Blotter test. Concluiu-se que a qualidade fisiológica das sementes do híbrido BM915 PRO é mantida até os noventa dias de armazenamento, independente do tratamento químico utilizado e do tamanho das sementes. A adição do inseticida ao tratamento padrão utilizado no tratamento químico das sementes não afeta a ação dos fungicidas sobre os fungos presentes nestas.

Keywords : Zea mays; vigor de sementes; conservação; tratamento sanitário; tratamento industrial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )