SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Cowpea yield and quality after application of desiccating herbicidesMicrobiolization of organic cotton seeds with Trichoderma sp. and Saccharomyces cerevisiae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

MOLIZANE, Debora Manzano; CARMELLO-GUERREIRO, Sandra Maria  and  BARBEDO, Claudio José. Indução da impermeabilidade do tegumento em relação a água durante a maturação em sementes de Erythrina speciosa. J. Seed Sci. [online]. 2020, vol.42, e202042020.  Epub June 15, 2020. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v42228614.

A dormência é um processo fisiológico que permite que as sementes sobrevivam em ambientes desfavoráveis, impedindo sua germinação. Para grande número de espécies, a dessecação de sementes no final da maturação é comum e, em algumas delas, instala-se a impermeabilidade do tegumento à água (IT). As condições ambientais sob as quais a planta-mãe se desenvolve interferem no processo de maturação das sementes, causando variações tanto na qualidade fisiológica quanto na instalação da dormência física. Neste trabalho analisou-se a instalação de IT em sementes imaturas de Erythrina speciosa por secagem artificial. Sementes de três estádios imaturos foram secadas em intervalos graduais e sua germinação foi analisada. O tegumento das sementes de cada nível de secagem também foi analisado anatomicamente. Concluiu-se que a secagem artificial foi capaz de promover a instalação da IT em sementes imaturas. Além disso, as condições ambientais influenciaram o estádio de maturidade no qual a IT foi instalada, bem como o desenvolvimento da tolerância à dessecação. No entanto, diferente de outras espécies, não houve diferenças anatômicas relacionadas a essa IT (tanto pela secagem natural quanto pela artificial) e, portanto, em sementes de E. speciosa, a impermeabilidade pode estar relacionada a diferenças bioquímicas no tegumento da semente.

Keywords : dormência; secagem; tolerância à dessecação; espécie arbórea tropical.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )