SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Ecofisiologia da germinação de sementes de Senna uniflora: uma espécie para recuperação de áreas degradadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

BELNIAKI, Andreza Cerioni; MICHELON, Thomas Bruno; VIEIRA, Elisa Serra Negra  e  PANOBIANCO, Maristela. Resultado rápido da viabilidade de sementes de pupunha: proposta de metodologia para o teste de tetrazólio. J. Seed Sci. [online]. 2020, vol.42, e202042034.  Epub 12-Out-2020. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v42234727.

Para comercialização das sementes de Bactris gasipaes Kunth, é necessária a realização do teste de germinação, cuja metodologia já se encontra estabelecida e tem duração de 120 dias. Em função do comportamento recalcitrante, a semente possui curta longevidade no armazenamento, em geral 30 a 45 dias, o que dificulta a seleção de sementes viáveis para a comercialização. O trabalho teve por objetivo estabelecer uma metodologia para condução do teste de tetrazólio em sementes de pupunha para obter resultados rápidos e que possam ser relacionados com o teste de germinação. Foram realizadas avaliações do teor de água, teste de germinação e teste de tetrazólio, considerando-se diferentes formas de pré-condicionamento, preparo e coloração, as áreas vitais da semente e estabelecendo as classes de viabilidade. O teste de tetrazólio, em função dos resultados obtidos para o lote estudado, forneceu resultados correlacionados ao teste de germinação mediante sua condução com pré-condicionamento por imersão em água (20 °C por 24 h), corte longitudinal adjacente ao embrião e imersão de metade da semente (embrião + endosperma) em solução a 1,0%, por 4 h a 30 °C. Assim, foi possível separar as sementes de pupunha em duas classes (viáveis e não viáveis).

Palavras-chave : Arecaceae; Bactris gasipaes; germinação; qualidade fisiológica; teste bioquímico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )