SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número5Alterações auditivas e vestibulares na Esclerose Sistêmica: revisão de literaturaFatores de risco para o desenvolvimento adequado da linguagem oral em crianças: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

ETGES, Camila Lucia; SCHEEREN, Betina; GOMES, Erissandra  e  BARBOSA, Lisiane De Rosa. Instrumentos de rastreio em disfagia: uma revisão sistemática. CoDAS [online]. 2014, vol.26, n.5, pp.343-349. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014057.

Objetivo:

Realizar a revisão sistemática dos instrumentos de rastreio em disfagia disponíveis na literatura.

Estratégia de pesquisa:

Para a seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: "questionários", "questionnaires", "transtornos de deglutição", "deglutition disorders", "programas de rastreamento" e "mass screening" e foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO) e PubMed. A busca foi realizada no período entre abril e junho de 2013.

Critérios de seleção:

Foram selecionados artigos em Inglês, Português e Espanhol, independentemente do ano de publicação, que possuíam no título, resumo ou corpo do artigo relação com o objetivo da pesquisa.

Análise dos dados:

Após a leitura dos artigos na íntegra, foram extraídos dados de identificação e métodos dos artigos para posterior análise.

Resultados:

A pesquisa realizada a partir dos descritores propostos, nas bases de dados utilizadas, gerou o total de 1.012 artigos. Após a análise dos títulos, resumos e leitura dos artigos na íntegra, foram selecionados 20 estudos. As publicações sobre instrumentos para identificação de pacientes disfágicos iniciaram em 1999 e 50% dos artigos analisados foram desenvolvidos nos Estados Unidos. Os métodos empregados nos instrumentos foram: questionários, a observação de sinais e sintomas clínicos do paciente, a solicitação da execução de alguns movimentos orofaciais, teste de deglutição com água ou alimentos.

Conclusão:

Os instrumentos de rastreio em disfagia são bastante heterogêneos e foram desenvolvidos para diferentes públicos com o objetivo principal de identificar os pacientes com distúrbios de deglutição.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Deglutição; Transtornos de Deglutição; Programas de Rastreamento; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )