SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Movimentos mandibulares na fala em crianças com rinite alérgicaAvaliação eletromiográfica dos músculos envolvidos na alimentação de recém-nascidos prematuros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

FERREIRA, Gabriela Zuin et al. Achados nasoendoscópicos após a cirurgia primária de palato: a técnica de Furlow pode resultar em menor gap velofaríngeo?. CoDAS [online]. 2015, vol.27, n.4, pp.365-371. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014160.

OBJETIVO:

Comparar os achados nasoendoscópicos relacionados ao gapvelofaríngeo entre pacientes com fissura labiopalatina operados do palato pela técnica de Furlow (F) e aqueles operados pela de Von Langenbeck (vL) que permaneceram com insuficiência velofaríngea (IVF).

MÉTODOS:

Os dados analisados foram coletados do banco de gravações de exames de nasoendoscopia da instituição. A amostra foi constituída por 70 gravações de nasoendoscopia obtidas de 22 pacientes operados do palato pela técnica de F e de 48 pela de vL, que permaneceram com IVF e que foram submetidos à nasoendoscopia para definição de conduta para correção da IVF, entre as idades de 5e 15 anos (média: 8 anos). As imagens foram editadas em sequência aleatória em um DVD e julgadas por três fonoaudiólogas experientes quanto ao movimento e deslocamento do véu palatino; ao movimento e descolamento das paredes laterais da faringe; ao movimento e deslocamento da parede posterior da faringe; à ocorrência da prega de Passavant e ao tamanho e tipo do gapvelofaríngeo.

RESULTADOS:

Os resultados quanto à comparação das medidas entre as técnicas cirúrgicas (F versusvL) não foram estatisticamente significantes.

CONCLUSÃO:

A técnica cirúrgica utilizada na palatoplastia primária não foi relevante para determinar diferença no tamanho do gapvelofaríngeo para os pacientes que permaneceram com IVF.

Palavras-chave : Fissura Palatina; Insuficiência Velofaríngea; Fala; Avaliação; Cirurgia Geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )