SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Telessaúde em Audiologia: avaliação da eficácia de uma rede social on-line como apoio aos pais de crianças candidatas ao implante coclearInteração entre diabetes mellitus e hipertensão arterial sobre a audição de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

CIBIAN, Aline Priscila  e  PEREIRA, Liliane Desgualdo. Figura-fundo em tarefa dicótica e sua relação com habilidades não treinadas. CoDAS [online]. 2015, vol.27, n.5, pp.419-427. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014214.

Objetivos:

Verificar a eficácia do treinamento auditivo em tarefa dicótica e comparar as respostas da habilidade treinada com as repostas das habilidades não treinadas, após quatro e oito semanas.

Métodos:

19 indivíduos, de 12 a 15 anos foram submetidos a um treinamento auditivo baseado no DIID e organizados em 8 sessões, com duração de 50 minutos por sessão. Realizaram a avaliação do processamento auditivo em três momentos: pré-intervenção, pós-intervenção na metade e no final do treinamento. Os dados desta avaliação foram analisados por grupo de distúrbio de acordo com as alterações nos processos auditivos avaliados: atenção seletiva e processamento temporal. Em cada um deles, denominado Grupo atenção seletiva (GAS) e Grupo processamento temporal (GPT), e em ambos os processos: Grupo atenção seletiva e processamento temporal (GASPT).

Resultados:

O treinamento melhorou a habilidade treinada e a não treinada de fechamento, normalizando todos os indivíduos. As habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal não atingiram a normalidade no GASPT e GPT.

Conclusão:

Os indivíduos alcançaram a normalidade para a habilidade treinada de figura-fundo e paraa não treinada de fechamento. Já as habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal melhoraram em alguns indivíduos, porém não atingiram a normalidade.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Audição; Transtornos da Audição; Percepção Auditiva; Transtornos da Percepção Auditiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )