SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Figura-fundo em tarefa dicótica e sua relação com habilidades não treinadasInfluência do grau de escolaridade no teste de Identificação de Sentenças Dicóticas em Português Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

ROLIM, Laurie Penha et al. Interação entre diabetes mellitus e hipertensão arterial sobre a audição de idosos. CoDAS [online]. 2015, vol.27, n.5, pp.428-432. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014101.

Introdução:

Doenças crônicas e alterações metabólicas podem atuar como fator de aceleração na degeneração do sistema auditivo decorrente da idade. No entanto, estudos envolvendo a associação entre a perda auditiva com a diabetes mellitus (DM) e com a hipertensão arterial (AH) em idosos mostraram conclusões controversas. Sendo assim, novos estudos sobre essa temática são necessários, a fim de elucidarmos o efeito dessas doenças crônicas sobre o sistema auditivo.

Objetivo:

Comparar os limiares auditivos de idosos portadores de DM, de HA e de DM+AH com um grupo controle (GC).

Métodos:

Estudo retrospectivo realizado por meio de levantamento de prontuários de 80 idosos com avaliação audiológica completa, entre 2008 e 2012. Os idosos foram distribuídos em quatro grupos: portadores de DM, portadores de AH, portadores de DM+AH e sem doenças crônicas conhecidas (GC). Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA, Tukey e Mauchly, com nível de significância de 0,05.

Resultados:

Não houve diferença estatisticamente significante entre as orelhas, sendo esses resultados agrupados. As comparações entre as médias dos limiares auditivos dos grupos GC e DM ou AH não mostraram diferenças estatisticamente significantes, entretanto houve diferença estatisticamente significante na comparação entre esses três grupos e o grupo DM+AH para várias das frequências da audiometria avaliadas.

Conclusão:

Verificou-se que idosos com DM e AH associados apresentaram maior comprometimento auditivo com relação aos outros grupos, sugerindo um efeito sinérgico das duas doenças crônicas sobre a audição.

Palavras-chave : Audição; Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial; Perda Auditiva; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )