SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número6Avaliação dos aspectos temporais em cantores populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

SAMELLI, Alessandra Giannella et al. Atenuação do protetor auditivo após treinamento para colocação. CoDAS [online]. 2015, vol.27, n.6, pp.514-519. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014128.

Objetivo:

Determinar a eficácia da colocação do protetor auditivo comparando os valores de atenuação obtidos pelos métodos objetivo (MIRE) e subjetivo (REAT) em grupos com e sem treinamento.

Métodos:

Participaram do estudo 80 indivíduos do sexo masculino, separados em grupo pesquisa (com treinamento) e controle (sem treinamento). Os procedimentos realizados foram: anamnese e avaliações objetiva e subjetiva do protetor auditivo. Apenas os indivíduos do grupo pesquisa receberam treinamento e orientações para colocar corretamente o protetor auditivo.

Resultados:

Os valores de atenuação no grupo pesquisa foram maiores com diferenças estatisticamente significantes em relação ao grupo controle em todas as frequências (500, 1000, 2000 e 4000 Hz) investigadas por meio dos métodos objetivo (MIRE) e subjetivo (REAT). Além disso, os valores de atenuação no grupo controle foram menores do que as previstas pelo fabricante do protetor auditivo.

Conclusão:

Ambos os métodos de avaliação da atenuação (objetivo e subjetivo) demonstraram a eficácia da colocação do protetor auditivo. Entretanto, o grupo que recebeu treinamento para colocação adequada do protetor auditivo apresentou valores de atenuação maiores do que o grupo sem treinamento.

Palavras-chave : Perda Auditiva Provocada por Ruído; Dispositivos de Proteção Auditiva; Capacitação em Serviço; Saúde Ocupacional; Audição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )