SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Programa de treinamento auditivo em portadores de zumbidoMetodologias de análise da velocidade de fala: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

SILVA, Tatiana Rocha; RESENDE, Luciana Macedo de  e  SANTOS, Marco Aurélio Rocha. Potencial evocado miogênico vestibular ocular e cervical simultâneo em indivíduos normais. CoDAS [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.34-40. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015040.

Objetivo:

Caracterizar o registro e analisar os resultados do potencial evocado miogênico vestibular cervical e ocular combinado em indivíduos sem queixas auditivas e vestibulares.

Métodos:

Participaram da pesquisa 30 indivíduos sem queixa auditiva e com audição dentro dos padrões de normalidade. A coleta de dados foi realizada por meio do potencial evocado miogênico vestibular cervical e ocular registrados simultaneamente.

Resultados:

Houve diferença entre as orelhas direita e esquerda para a amplitude das ondas P13 e N23 do potencial evocado miogênico vestibular cervical e para a latência da onda N10 do potencial evocado miogênico vestibular ocular. No gênero feminino não houve diferença entre as orelhas direita e esquerda para a amplitude das ondas P13, N23, N10, P15, interamplitude no potencial evocado miogênico vestibular cervical e interamplitude no potencial evocado miogênico vestibular ocular e para a latência das ondas P13, N23, N10 e P15. No gênero masculino houve diferença entre as orelhas direita e esquerda para a amplitude da onda P13.

Conclusão:

Os resultados do potencial evocado miogênico vestibular cervical e ocular combinado foram consistentes, uma vez que as respostas geradas pelos potenciais evocados miogênicos vestibulares apresentaram morfologia, latência e amplitude adequadas, o que permite a avaliação da via vestibular ipsilateral descendente e da via vestibular contralateral ascendente.

Palavras-chave : Nervo vestibular; Potencial Evocado Motor; Vestíbulo do Labirinto; Doenças Vestibulares; Sáculo e Utrículo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )