SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Emissões otoacústicas em recém-nascidos com hipóxia perinatal leve e moderadaQualidade de vida em adultos usuários de implante coclear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

ROCHA, Clayton Henrique; LONGO, Isadora Altero; MOREIRA, Renata Rodrigues  e  SAMELLI, Alessandra Giannella. Avaliação do protetor auditivo em situação real de trabalho pelo método field Microphone-in-real-ear. CoDAS [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.99-105. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162014146.

Objetivo

Avaliar a eficácia da atenuação de um protetor auditivo em uma situação real de trabalho utilizando o método f-Microphone-in-real-ear (f-MIRE).

Métodos

Participaram 18 indivíduos, de ambos os gêneros (média de idade 47,17±8 anos). No local de trabalho, foi realizada a avaliação do nível pessoal de atenuação do Protetor Auditivo (PA) pelo método Field Microphone-in-Real-Ear (f-MIRE), seguido por orientações sobre a importância do uso do PA, higienização, armazenamento e treinamento para sua colocação efetiva.

Resultados

As análises mostraram que houve atenuação estatisticamente significante para todos os dados coletados (ruído total, por banda de frequência e dose) quando comparados os níveis de ruído no microfone lapela e no microfone sonda. Na comparação entre os valores de atenuação fornecidos pelo fabricante e os encontrados neste estudo, observou-se valores maiores para o fabricante em todas as bandas de frequência. Não houve diferença para os níveis de ruído nas diferentes atividades e horários avaliados.

Conclusão

Os achados do presente estudo possibilitaram conhecer o nível pessoal de atenuação do protetor auditivo durante uma situação real de trabalho, que estava dentro dos limites de tolerância. Também foi possível coletar informações sobre o ruído do ambiente em que esses trabalhadores estão expostos, onde observamos situações nas quais esse nível ultrapassava os valores de segurança, sendo assim recomendável o uso do PA. É importante que mais estudos sejam realizados utilizando o método f-MIRE, pois pode ser um aliado para avaliar a eficácia da atenuação do PA no local de trabalho.

Palavras-chave : Ruído; Perda Auditiva Provocada por Ruído; Dispositivos de Proteção das Orelhas; Programa de Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )