SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Avaliação do protetor auditivo em situação real de trabalho pelo método field Microphone-in-real-earThe effectiveness of the head-turn-plus-chin-down maneuver for eliminating vallecular residue índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

ANGELO, Thais Corina Said de et al. Qualidade de vida em adultos usuários de implante coclear. CoDAS [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.106-112. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015097.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida (QV) de adultos usuários de implante coclear (IC), comparando-a com a QV de adultos com audição normal, além de estudar a influência, na QV dos adultos usuários de IC, destas variáveis: nível socioeconômico, escolaridade, idade na avaliação, tempo de privação sensorial auditiva, tempo de uso do dispositivo e desempenho nos testes de percepção auditiva da fala.

Desenho

A QV foi avaliada segundo o questionário genérico de avaliação World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref).

Amostra do estudo

Setenta adultos usuários de IC formaram o grupo experimental (GE) e 50 adultos com audição normal fizeram parte do grupo controle (GC).

Resultados

O GE apresentou escores muito próximos à pontuação máxima que representa QV satisfatória para todos os domínios do questionário WHOQOL-bref e houve resultados semelhantes entre os GE e GC. Na avaliação, as variáveis idade, tempo de privação sensorial auditiva, tempo de uso do IC e desempenho em percepção auditiva da fala não influenciaram os resultados de QV de adultos usuários de IC.

Conclusão

Avaliar a QV deve ser uma preocupação das equipes interdisciplinares em IC para uma intervenção com um cuidado humanizado.

Palavras-chave : Implante Coclear; Qualidade de Vida; Deficiência Auditiva; Adulto; Perda Auditiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )