SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Efeitos da perda auditiva e da cognição no reconhecimento de sentenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

JESUS, Natália Oliveira de; ANGRISANI, Rosanna Giaffredo; MARUTA, Elaine Colombo  e  AZEVEDO, Marisa Frasson de. Efeito de supressão das emissões otoacústicas em lactentes termo e pré-termo. CoDAS [online]. 2016, vol.28, n.4, pp.331-337.  Epub 04-Ago-2016. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015153.

Objetivo

Verificar a ocorrência e a magnitude do efeito de supressão das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, em lactentes a termo e pré-termo, estabelecendo-se níveis de referência para utilização clínica.

Método

A amostra foi composta por 40 lactentes, de 5 dias a 4 meses de idade, sem risco para alteração neurológica e auditiva e com emissões otoacústicas presentes ao nascimento, sendo 20 nascidos a termo e 20 nascidos pré-termo que permaneceram mais de cinco dias em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O clique linear foi apresentado a 65 decibels Nível de Pressão Sonora, em blocos de 15 segundos sem ruído e com ruído contralateral, a 60 decibels Nível de Pressão Sonora. Considerou-se presença de supressão quando houve redução da resposta na presença de ruído. Os valores médios de supressão foram estabelecidos e a comparação entre os grupos foi analisada estatisticamente.

Resultados

A supressão ocorreu em 100% das crianças e não variou em função do lado da orelha e entre os grupos.

Conclusão

Todas as crianças apresentaram supressão, independente do grupo. A supressão média obtida na população total foi de 0,85 decibel. O critério de referência mínimo recomendado para utilização clínica foi a redução de 0,20 decibel na resposta geral.

Palavras-chave : Audiologia; Vias Auditivas; Recém-nascido; Prematuro; Emissões Otoacústicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )