SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Análise do perfil linguístico na síndrome de down com o uso da bateria arizona para desordens de comunicação em demência – estudo pilotoRisco vocal em pastores: quantidade de fala, intensidade vocal e conhecimentos sobre saúde e higiene vocal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

VASSOLER, Aline Mara de Oliveira  e  BERTI, Larissa Cristina. Padrões silábicos no desenvolvimento fonológico típico e atípico: análise ultrassonográfica. CoDAS [online]. 2018, vol.30, n.2, e20170067.  Epub 16-Abr-2018. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017067.

Objetivo

O presente estudo busca comparar, por meio da ultrassonografia de língua, a produção de padrões silábicos do tipo CCV e CV realizados por crianças brasileiras com desenvolvimento fonológico típico e atípico.

Método

Dez crianças (cinco com desenvolvimento fonológico típico e cinco atípico) gravaram nove pares de palavras das sílabas: CCV e CV. As imagens e os áudios foram capturados simultaneamente pelo programa Articulate Assistant Advanced. Os dados foram submetidos à análise oitiva e à análise articulatória ultrassonográfica (área entre a ponta e a lâmina da língua). As medidas de área foram submetidas à ANOVA de medidas repetidas.

Resultados

Para os valores de área, a ANOVA mostrou um efeito significativo para a condição clínica das crianças (típica e atípica) (F(1,8)=172,48, p>0,000). As crianças atípicas (CAs) apresentaram, em ambos os padrões silábicos (CCV e CV), valores superiores da área entre a ponta e a lâmina da língua. Com relação aos padrões silábicos analisados, o teste estatístico não mostrou nenhum efeito significante (F(1,8)=0,19, p>0,658).

Conclusão

O uso de maior área de língua por parte das crianças com desenvolvimento fonológico atípico sugere a não diferenciação dos gestos de ponta e do corpo anterior da língua na produção de CV e CCV.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Fonoterapia; Distúrbios da Fala; Ultrassonografia; Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )