SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Short- and long-latency auditory evoked potentials in individuals with vestibular dysfunctionCorrelation between the Voice Handicap and Swallowing Quality of Life in patients with laryngeal cancer submitted to chemoradiotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

KESKE-SOARES, Marcia et al. Desempenho de crianças com distúrbios dos sons da fala no instrumento "Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala". CoDAS [online]. 2018, vol.30, n.2, e20170037.  Epub May 17, 2018. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017037.

Objetivo

Comparar o desempenho das crianças com aquisição de fala típica, desvio fonológico e com apraxia de fala na infância nas variáveis precisão de produção e consistência do instrumento “Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala” (DEMSS-BR).

Método

A amostra foi constituída por 18 crianças com idades entre 4 anos e 6 meses a 5 anos e 8 meses, de ambos os gêneros, divididas em três grupos: seis com aquisição típica de fala, seis com desvio fonológico e seis com apraxia de fala na infância. Todas foram avaliadas por meio do instrumento DEMSS-BR, e o desempenho foi observado a partir da análise das variáveis de precisão da produção e consistência da fala. Para comparação do desempenho entre grupos utilizou-se o teste U de Mann-Whitney.

Resultados

O grupo com apraxia de fala na infância apresentou desempenho inferior nas variáveis de precisão da produção e consistência da fala quando comparado aos demais grupos.

Conclusão

O grupo com apraxia de fala na infância apresentou pior desempenho no DEMSS-BR quando comparado aos de crianças típicas e com desvio fonológico. Desta forma, foi possível constatar que o DEMSS-BR auxilia no diagnóstico diferencial de crianças com distúrbios dos sons da fala.

Keywords : Criança; Apraxia; Fala; Diagnóstico Diferencial; Transtornos da Articulação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )