SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Programa fonoaudiológico em compreensão leitora e ortografia: efeitos na ortografia em disléxicosPrograma terapêutico fonoaudiológico para abertura de boca em pacientes com câncer de boca e orofaringe em radioterapia adjuvante: estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

TRINDADE, Jennifer Alvares et al. Aspectos fonoaudiológicos em um caso de artrogripose de cabeça e pescoço pediátrico. CoDAS [online]. 2018, vol.30, n.2, e20170181.  Epub 17-Maio-2018. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017181.

A artrogripose é uma síndrome múltipla congênita rara que se caracteriza por uma série de malformações congênitas e enrijecimento e contrações articulares e não possui caráter progressivo. Trata-se de um estudo de caso clínico, cujo objetivo é descrever a manifestação funcional relacionada à fonoaudiologia através do processo de avaliação em um caso de artrogripose em pediatria. Foi realizada uma análise do prontuário clínico de um paciente desde o nascimento, bem como uma avaliação clínica completa de investigação de disfagia pediátrica, na qual foi estabelecido o diagnóstico de disfagia orofaríngea de grau grave, apontada por alterações no exame funcional e estrutural. Associa-se ao quadro, uma perda auditiva.

Palavras-chave : Artrogripose; Síndrome; Transtorno de Deglutição; Fonoaudiologia; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )