SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5A clinical training model for students: intensive treatment of stuttering using prolonged speechPseudopalavras para terapia fonológica validadas por juizes especialistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

SPAZZAPAN, Evelyn Alves et al. Características acústicas de vozes saudáveis de adultos: da idade jovem à meia-idade. CoDAS [online]. 2018, vol.30, n.5, e20170225.  Epub 22-Out-2018. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017225.

Objetivo

Caracterizar as vozes de indivíduos adultos sem queixas vocais e verificar o efeito de gênero e idade a partir de um conjunto de medidas acústicas.

Método

Foram analisadas 176 gravações de vozes pertencentes a adultos com idades entre 19 e 59 anos, divididas em quatro grupos etários, por década, armazenadas em uma base de dados. Todas as vozes analisadas foram classificadas com ausência de desvio na qualidade vocal. Realizou-se análise acústica dos parâmetros: Frequência Fundamental (vogal sustentada e fala encadeada), Jitter , Shimmer e Noise-to-Harmonic Ratio por meio software Multi Dimension Voice Program (KayPentax). O efeito de gênero, idade e possíveis interações foram verificados por meio do teste Anova Fatorial. Quando necessário, realizou-se post hoc com o teste Least Significant Difference.

Resultados

Houve mudanças na voz em função da idade, com diminuição da Frequência Fundamental nas modalidades vogal e fala encadeada em mulheres e na Frequência Fundamental da fala em homens. Em homens, foi observado aumento da medida de shimmer com o avanço da idade. Foram verificadas diferenças entre os gêneros nas medidas de Frequência Fundamental, Jitte r e Noise to Harmonic Ratio.

Conclusão

Mudanças vocais decorrentes do avanço da idade podem ser identificadas acusticamente, no final da fase adulta e, em mulheres, essas mudanças podem ser marcadas previamente ao período da menopausa.

Palavras-chave : Voz; Acústica; Avaliação; Adulto; Meia-idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )