SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Speech-language therapy offer and primary health care in Brazil: an analysis based on socioeconomic development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

DONICHT, Gabriele; CERON, Marizete Ilha  and  KESKE-SOARES, Márcia. Erros ortográficos e habilidades de consciência fonológica em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico. CoDAS [online]. 2019, vol.31, n.1, e20170212.  Epub Feb 11, 2019. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018212.

Objetivo

Verificar e correlacionar os erros ortográficos presentes nas produções escritas ao desempenho em habilidades de consciência fonológica de crianças em diferentes anos escolares, com desenvolvimento fonológico típico e atípico.

Método

A amostra foi composta por 50 crianças divididas em dois grupos: com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) e com desenvolvimento fonológico atípico (GDFA); estudantes dos anos iniciais (1ª a 5ª séries) de escolarização e idades entre 6:0 e 10:0 anos. As crianças foram submetidas às avaliações fonoaudiológicas e audiológica. Os dados foram tabulados e as análises estatísticas foram realizadas por meio do Coeficiente de Correlação de Spearman.

Resultados

Em relação ao número de erros ortográficos na escrita, estes foram semelhantes no GDFT e no GDFA, com exceção para os erros contextuais-arbitrários que foram em maior número para o GDFA. Ainda se observou que o número de erros ortográficos de escrita diminuiu com o aumento da escolarização. No que se refere ao desempenho médio em consciência fonológica, o GDFT teve um desempenho melhor que o GDFA em consciência silábica e fonêmica. As crianças de 4ª e 5ª séries apresentaram melhor desempenho em consciência fonológica que as de 1ª a 3ª séries.

Conclusão

A correlação foi inversamente proporcional entre o desempenho em consciência fonológica e o número de erros ortográficos (aqueles que alteram a estrutura silábica) para ambos os grupos, demonstrando que quanto mais erros deste tipo, menor o desempenho em consciência fonológica silábica, fonêmica e total.

Keywords : Consciência Fonológica; Ortografia; Desvio Fonológico; Aprendizagem; Avaliação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )