SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2O uso da voz em artistas de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

MIRANDA, Vanessa Souza Gigoski de; SOUZA, Paula Colvara de; ETGES, Camila Lúcia  e  BARBOSA, Lisiane de Rosa. Parâmetros cardiorrespiratórios em bebês cardiopatas: variações durante a alimentação. CoDAS [online]. 2019, vol.31, n.2, e20180153.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018153.

Objetivo

Verificar a variação dos parâmetros cardiorrespiratórios na alimentação de bebês cardiopatas.

Método

Estudo transversal controlado, realizado com bebês de 0 a 6 meses de idade, de ambos os gêneros, em um hospital de referência para cirurgia cardíaca pediátrica. Foram divididos em grupo de estudo os bebês com diagnóstico médico de cardiopatia congênita, pós-cirurgia cardíaca e em grupo controle, composto de bebês sem comorbidades pré-estabelecidas como fatores de risco para disfagia. Realizada monitorização de sinais vitais e oximetria de pulso antes, durante e após a avaliação clínica da deglutição nos dois grupos.

Resultados

Há diferença significativa da frequência cardíaca entre os dois grupos já anterior à avaliação, porém foi observado aumento acentuado do parâmetro no grupo estudo durante a oferta de via oral. A variação da frequência respiratória foi significativa durante a oferta de seio materno no grupo estudo, que também apresentou maior queda de saturação quando comparada a do grupo controle.

Conclusão

Há variação de parâmetros cardiorrespiratórios durante alimentação de bebês cardiopatas.

Palavras-chave : Cardiopatias; Transtornos de Deglutição; Lactente; Sinais Vitais; Oximetria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )