SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Indicadores de fluência da fala na gagueira e no transtorno fonológicoExpressividade do profissional da voz: processo de construção de um roteiro fonoaudiológico de observação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

VAZ, Suellen  e  CHACON, Lourenço. Coocorrência de traços fonológicos em substituições ortográficas de fonemas soantes. CoDAS [online]. 2020, vol.32, n.2, e20180205.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018205.

Objetivo

Esta comunicação breve tem como proposta mostrar os traços fonológicos inerentes à classe das soantes – nasais e líquidas – que seriam mais ou menos problemáticos no registro ortográfico desses fonemas.

Método

Foram analisadas substituições ortográficas de produções textuais realizadas por crianças da 1ª série do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC).

Resultados

Foi observado que as substituições foram distribuídas entre as duas classes de fonemas e, no interior de cada uma, foram detectados contrastes fonológicos mais e menos instáveis no registro ortográfico desses fonemas.

Conclusão

Essa maior e menor instabilidade de contrastes apontou para questões fonológicas, bem como para questões relacionadas à complexidade ortográfica desses segmentos, indicando, portanto, uma relação não direta entre fala e ortografia.

Palavras-chave : Escrita Manual; Desenvolvimento da Linguagem; Crianças; Fonoaudiologia; Linguística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )