SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Effect of modulation rate on masking release for speechHearing changes associated to complications and comorbidities in type 2 Diabetes Mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Audiology - Communication Research

On-line version ISSN 2317-6431

Abstract

CARNAUBA, Aline Tenório Lins et al. Potencial miogênico evocado vestibular e suas implicações no domínio das frequências. Audiol., Commun. Res. [online]. 2013, vol.18, n.4, pp.245-249. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/S2317-64312013000400004.

OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre o VEMP no domínio do tempo e no domínio das frequências. MÉTODOS: A amostra foi composta por 18 indivíduos (36 orelhas), sendo seis do gênero masculino e 12 do gênero feminino. No exame de VEMP no domínio do tempo, foram promediados 200 estímulos tone burst na frequência de 500 Hz, com taxa de estimulação de 5,1 estímulos/s na intensidade de 95 dBNAn. Seguiu-se com a captação no domínio das frequências, onde foram promediados 200 estímulos constituídos por tons puros de 500 Hz (frequência portadora), modulados na frequência de 40 Hz. Foi realizado o cálculo do Odds ratio e aplicado o teste Qui-quadrado para a comparação entre as respostas dos dois domínios. Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. RESULTADOS: O VEMP no domínio do tempo foi registrado por meio da estimulação e captação unilateral, com morfologia adequada, em 88,88% das orelhas. Na realização do exame no domínio das frequências, foi registrada a presença de pico de estado estável em 30 (83,33%) dos 36 exames. Quando realizado o teste Qui-quadrado e o cálculo do Odds ratio, foi possível observar a existência de forte relação entre os dois domínios. CONCLUSÃO: Conclui-se que existe forte associação entre os exames de VEMP no domínio do tempo e no domínio das frequências, o que habilita sua utilização na prática clínica.

Keywords : Testes de Função Vestibular; Potencial Evocado Motor; Estimulação Acústica; Sáculo e Utrículo; Vestíbulo do labirinto.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License