SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Teste prático das habilidades de manuseio do aparelho de amplificação sonora individual (PHAST): resultados na adaptação e comparação da confiabilidade entre avaliadoresAnálise vocal acústica: efeito do treinamento auditivo-visual para graduandos de Fonoaudiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

CARRASCO, Eliane Regina; SCHIEFER, Ana Maria  e  AZEVEDO, Marisa Frasson de. O efeito do feedback auditivo atrasado na gagueira. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.116-122. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001397.

Objetivo

Verificar o efeito do feedback auditivo atrasado (delay auditory feedback) e da retroalimentação com a frequência alterada (frequency altered feedback) em indivíduos que manifestam gagueira.

Métodos

Foram selecionados 16 indivíduos adultos com diagnóstico de gagueira, de ambos os gêneros, faixa etária entre 17 e 49 anos e com, no mínimo, 8 anos de escolaridade. Os indivíduos foram distribuídos em dois grupos, sendo um grupo (G1) formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia de fala com o uso do aparelho SpeechEasy® e o outro (G2), formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia sem o uso do aparelho. Todos os indivíduos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da fluência da fala, avaliação audiológica básica e treinamento de fala com ou sem o uso do aparelho. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística pertinente.

Resultados

Nos grupos G1 e G2 houve diminuição significativa do grau de gagueira e das disfluências atípicas na avaliação final, quando comparada à inicial.

Conclusão

Houve melhora do grau da gagueira com o treinamento de fala em ambos os grupos, com tendência do G1, que utilizou o dispositivoSpeechEasy®,para apresentar maior redução no índice de disfluências e maior ganho nas taxas de velocidade articulatória e de produção de informação.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Gagueira; Audição; Equipamentos e provisões; Retroalimentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )