SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Qualidade de vida em voz, avaliação perceptivoauditiva e análise acústica da voz de professoras com queixas vocaisAnálise quantitativa do tempo de trânsito oral e faríngeo em síndromes genéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

BOFF, Alexandra Dalle Grave; PANIAGUA, Lauren Medeiros; SCHERER, Sabrina  e  GOULART, Bárbara Niegia Garcia de. Aspectos socioeconômicos e conhecimento de puérperas sobre o aleitamento materno. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.141-145. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001517.

Objetivo

Averiguar a associação entre os fatores maternos e socioeconômicos com o conhecimento das mães a respeito do aleitamento materno.

Métodos

Estudo realizado com 71 puérperas em leito hospitalar. Os dados foram coletados por meio de questionários, um socioeconômico e outro sobre conhecimento referente ao aleitamento materno.

Resultados

Das entrevistadas, uma não frequentou as consultas pré-natais e 48 receberam alguma informação sobre aleitamento materno. Todas as mães sabiam que as crianças amamentadas no peito adquirem menos doenças; 44 sabiam que até o sexto mês de vida a criança não necessita de água ou outro complemento. Sobre as questões socioeconômicas e de conhecimentos, houve associação positiva significativa entre ambas, ou seja, puérperas com maior renda familiar tiveram maior percentual de acertos.

Conclusão

A maioria das mães demonstrou conhecimento sobre os aspectos investigados. A renda percapita interferiu no conhecimento das puérperas sobre o aleitamento materno.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Conhecimento; Saúde da criança; Cuidado da criança; Ciências da nutrição infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )