SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos: conhecimento e aceitação de mães de uma maternidadeCorrelação entre tempo de trânsito oral e faríngeo no acidente vascular cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

COSTA, Danila Rodrigues et al. Diadococinesia oral e função mastigatória em idosos saudáveis. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.191-197. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001489.

Objetivo

Relacionar os achados da diadococinesia (DDC) oral com a função mastigatória em idosos saudáveis.

Métodos

Análise de prontuários e arquivos de imagens de 35 idosos saudáveis, entre 60 e 74 anos de idade. Considerou-se o tipo mastigatório e outros comportamentos associados à mastigação de uma fatia de pão francês de 1cm de espessura, análise da apreensão do alimento, formação do bolo alimentar e mensuração do tempo de mastigação, utilizando cronômetro. Para avaliação da DDC, foram analisadas as emissões silábicas "pa", "ta", "ka" e a trissílaba "pataka", quanto aos parâmetros fornecidos automaticamente pelo programaMotor Speech Profile Advanced -KayPentax®. Para correlação entre os aspectos qualitativos da função mastigatória e a DDC, foi realizada estatística pertinente.

Resultados

A análise estatística demonstrou correlação entre o tempo mastigatório e os parâmetros coeficiente de variação do pico da intensidade da sílaba ‘'ta'' e perturbações do período da sílaba ‘'ka'', indicando instabilidade da DDC. Para o tipo mastigatório, apreensão e formação do bolo alimentar não houve correlação com os dados da DDC oral.

Conclusão

A DDC oral correlacionou-se com o tempo mastigatório em idosos saudáveis, evidenciando que, quanto maior a instabilidade na repetição dos movimentos de ponta e dorso de língua durante a produção articulatória, maior o tempo necessário para a preparação do alimento para a deglutição.

Palavras-chave : Envelhecimento; Saúde do idoso; Mastigação; Avaliação; Testes de articulação da fala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )