SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Does newborn hearing screening anticipate the diagnosis and the intervention in children with hearing loss?Postpartum depression and pragmatic skills in children: a comparison between boys and girls from a low-income Brazilian population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Audiology - Communication Research

On-line version ISSN 2317-6431

Abstract

ZANIN, Loíse Elena; ALBUQUERQUE, Izabelle Mont'alverne Napoleão  and  MELO, Daniel Hardy. Fonoaudiologia e estratégia de saúde da família: implicação da dimensão estrutural na qualidade da atenção à saúde fonoaudiológica. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.255-261. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1546.

Objetivo

Avaliar a percepção da qualidade relacionada ao aspecto estrutural dos residentes de Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família, na zona urbana de Sobral (CE).

Métodos

Os atores sociais da pesquisa foram os fonoaudiólogos que atuaram como residentes de Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família da cidade de Sobral. As informações foram coletadas durante o ano de 2013, a partir de entrevistas. Os dados foram analisados por meio da técnica Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados

A avaliação da estrutura evidenciou, como pontos negativos, a falta de materiais, o número restrito de fonoaudiólogos em atividade junto às comunidades e a falta de profissionais capacitados para atuar nesse nível da atenção à saúde. Como ponto positivo, destacou-se a capacitação dos profissionais em Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia.

Conclusão

Apesar das limitações inerentes a uma avaliação da qualidade, os atores sociais da pesquisa reconheceram mais dificuldades do que potencialidades no trabalho do fonoaudiólogo, indicando deficiência na qualidade da assistência à saúde fonoaudiológica.

Keywords : Fonoaudiologia; Estratégia Saúde da Família; Gestão da qualidade; Estrutura dos serviços; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )