SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Análise da cobertura da triagem auditiva neonatal no Nordeste brasileiroFatores associados à pressão de língua em pacientes pós-acidente vascular cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

BERTI, Larissa Cristina. PERCEFAL: instrumento de avaliação da identificação de contrastes fonológicos. Audiol., Commun. Res. [online]. 2017, vol.22, e1727.  Epub 02-Out-2017. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1727.

Introdução

Verifica-se um crescente interesse de pesquisadores por instrumentos designados para avaliação da percepção da fala.

Objetivo

Construir um instrumento de identificação perceptual de contrastes fônicos do Português Brasileiro para crianças a partir de 4 anos de idade.

Métodos

A construção do instrumento envolveu quatro procedimentos: a) delineamento da tarefa experimental; b) seleção dos estímulos que constituíram o instrumento; c) operacionalização do teste; d) estabelecimento dos critérios de análise. Foi utilizado um computador acoplado a um fone de ouvidos e o software PERCEVAL.

Resultados

O instrumento proposto compreende um subconjunto de quatro experimentos que avaliam, separadamente, a identificação de contrastes entre segmentos vocálicos e entre segmentos consonantais oclusivos, fricativos e soantes. O teste envolve três etapas: fase de reconhecimento de palavras, fase treino e fase teste, com duração total de 15 minutos, aproximadamente. A análise do desempenho perceptivoauditivo das crianças é feita a partir de três critérios: acurácia, tempo de reação e padrão de identificação dos contrastes fônicos, sendo registrada em um protocolo específico.

Conclusão

Estudos que têm utilizado o PERCEFAL em sua metodologia reportam baixa porcentagem de não resposta por parte das crianças (entre 2% e 5%), o que indica que a tarefa mostra-se apropriada para a sua finalidade. Encoraja-se o uso do instrumento nas diversas regiões do país, para averiguar, não somente sua aplicabilidade, dada à diversidade linguística do país, como também para verificar sua sensibilidade e especificidade.

Palavras-chave : Percepção da fala; Fonética; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )