SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Propriedades psicométricas do dizziness handicap inventory-child/adolescent – versão reduzidaParâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

MATOS, Izabella Lima de; ROCHA, Andressa Vital  e  MONDELLI, Maria Fernanda Capoani Garcia. Aplicabilidade da orientação fonoaudiológica associada ao uso de aparelho de amplificação sonora individual na redução do zumbido. Audiol., Commun. Res. [online]. 2017, vol.22, e1880.  Epub 09-Nov-2017. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1880.

Introdução

Com frequência, o zumbido tem sido relatado associado ás queixas auditivas.

Objetivo

Verificar a aplicabilidade da orientação fonoaudiológica associada ao uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), na redução da sensação do zumbido.

Métodos

Foram selecionados pacientes com queixa de zumbido associado à perda auditiva. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: Avaliação inicial - após o encaminhamento do paciente para adaptação de AASI e Avaliação final - após três meses de uso efetivo do AASI. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo A (oito indivíduos adaptados com AASI, sem orientação referente ao zumbido), Grupo B (oito indivíduos adaptados com AASI, com orientação verbal referente ao zumbido) e Grupo C (oito indivíduos adaptados com AASI, com orientação verbal sobre o material de apoio referente ao zumbido). Os participantes responderam ao questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI) no primeiro momento e após três meses de uso efetivo do AASI, para mensurar a modificação do incômodo do sintoma em seu escore total e nos três domínios. Para análise estatística, foram utilizados testes, adotando-se nível de significância inferior a 5%.

Resultados

Todos os grupos apresentaram redução da sensação de incômodo do zumbido, sendo que melhores resultados foram observados quando o paciente recebeu algum tipo de orientação a respeito. Além disso, observou-se que houve diferença significativa entre os grupos apenas no domínio “emocional” do questionário THI, em que o grupo C apresentou melhor resultado na diminuição da sensação do incômodo do zumbido, do que os grupos A e B (p<0,05).

Conclusão

A orientação fonoaudiológica associada ao uso do AASI pode favorecer a redução da sensação do zumbido. Registro clinical trials: 4939

Palavras-chave : Perda auditiva; Zumbido; Auxiliares de Audição; Aconselhamento; Audiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )