SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Comparação dos gestos articulatórios entre homens e mulheres na produção dos sons /r/, /l/ e /j/Desvantagem vocal em cantores populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

FERREIRA, Léslie Piccolotto et al. Voz do ator: associação entre sintomas vocais e hábitos de vida. Audiol., Commun. Res. [online]. 2019, vol.24, e2093.  Epub 16-Set-2019. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2093.

Objetivo

Analisar a ocorrência de sinais e sintomas vocais em atores e associá-los a seus hábitos de vida e frequência ao trabalho, verificando a existência de uma relação funcional entre as variáveis.

Métodos

Pesquisa retrospectiva, que utilizou banco de dados coletados por meio de formulário on-line. Os dados referentes à presença autorreferida de sinais e sintomas vocais, hábitos de vida e frequência ao trabalho de 100 atores, que responderam ao questionário denominado Condições de Produção Vocal do Ator, foram analisados de forma descritiva e inferencial (associação entre essas variáveis: teste do Qui-quadrado e p<0,05).

Resultados

Pouco mais da metade dos participantes era do gênero masculino, maioria de solteiros, com ensino superior completo, exercendo mais de uma atividade de uso vocal. Os sintomas vocais mais referidos foram pigarro, garganta seca, voz grossa e tosse seca, enquanto que os hábitos citados foram ingerir bebida alcoólica, acordar à noite e não evitar algum tipo de alimento. Na análise de regressão, observaram-se associações como fatores protetores: evitar consumir alguns alimentos, para tosse seca, não fumar, para tosse com secreção, acordar descansado, beber água, para ardor na garganta e ter atividades de lazer, para falta de ar.

Conclusão

Isoladamente, os atores apresentaram sintomas vocais decorrentes do uso inadequado da voz e de seus hábitos de vida. Nas associações, a significância entre alguns hábitos de vida e a presença de sintomas vocais foi registrada, bem como a ausência de determinados hábitos de vida em alguns atores, como protetores para a presença de sintomas vocais.

Palavras-chave : Distúrbios da voz; Sinais e sintomas; Hábitos; Arte; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )