SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Características macroturbulentas das pressões em um ressalto hidráulico formado a jusante de um vertedouro em degrausAvaliação da ocorrência de NO3–, coliformes e atrazina em um aquífero cárstico, Colombo, PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RBRH

versão On-line ISSN 2318-0331

Resumo

SABOIA, Marcos Abílio Medeiros de; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de; ARAUJO JUNIOR, Luiz Martins de  e  SILVEIRA, Cleiton da Silva. Avaliação do impacto das mudanças climáticas no sistema de drenagem urbana em localidades situadas em baixas latitudes: um estudo de caso em Fortaleza-CE. RBRH [online]. 2017, vol.22, e21.  Epub 09-Fev-2017. ISSN 2318-0331.  https://doi.org/10.1590/2318-0331.011716074.

As alterações observadas nos eventos climáticos extremos refletem a influência das mudanças climáticas ocasionados for fatores antropogênicos, além da variabilidade natural do clima. Segundo projeções climáticas futuras, o aumento da temperatura média da superfície terrestre, ocasionará fortes mudanças nas precipitações médias anuais de quase todo o planeta. O objetivo primordial desse artigo é avaliar o impacto dos possíveis cenários de mudanças climáticas em sistemas de drenagem urbana localizados em baixas latitudes. O local específico do estudo foi uma das sub-bacias do Rio Cocó, na cidade de Fortaleza-CE. Foram utilizados dados de precipitações oriundos de 6 (seis) modelos de circulação global, são eles: bcc-csm1, CanESM2, CCSM4, CESM1-CAM5, inmcm4 e MIROC5. Esses dados foram extraídos e interpolados para a cidade de Fortaleza-CE. Essas informações foram utilizadas com o intuito de gerar novas equações IDF projetadas para o futuro, através da utilização do “Método da Correspondência de Quantis Equidistantes”, baseadas nas projeções climáticas RCP 4,5 e RCP 8,5. Os novos valores de precipitação gerados por essas novas curvas IDFs foram utilizados como um dos dados de entrada do programa HEC-HMS. Os resultados mostraram que devem ocorrer grandes aumentos nas vazões e volumes escoados no sistema de drenagem analisado, sendo que o cenário RCP 8.5 apresentou valores ainda mais acentuados do que o gerado pelo cenário RCP 4,5.

Palavras-chave : Mudanças climáticas; Curvas IDF; Modelos de circulação global; Drenagem urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )