SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Relações diagnósticas de HPAs para distinção de fontes petrogênicas e pirogênicas: aplicabilidade na Bacia do Alto Rio Iguaçu - Paraná, BrasilTemperatura de Superfície do Lago Guaíba/RS, a partir de série temporal de imagens MODIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RBRH

versão On-line ISSN 2318-0331

Resumo

FERNANDES, Renato de Oliveira; SILVEIRA, Cleiton da Silva; STUDART, Ticiana Marinho de Carvalho  e  SOUZA FILHO, Francisco de Assis de. Intercomparação das vazões regularizadas de grandes reservatórios da bacia do Rio Jaguaribe-CE em cenários de mudanças climáticas. RBRH [online]. 2017, vol.22, e11.  Epub 20-Abr-2017. ISSN 2318-0331.  http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011716033.

As mudanças climáticas devem causar diversos impactos nos recursos hídricos. As estratégias de adaptação às alterações previstas no clima dependem de estudos de impactos. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo estimar os impactos que as alterações na precipitação, projetada pelos Modelos de Circulação Global (MCGs) do quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC-AR5), podem causar nas vazões regularizadas (Q90) de dois grandes reservatórios (Castanhão e Banabuiú) localizados bacia do Rio Jaguaribe, Ceará. Os dados de precipitação são provenientes de 20 MCGs em dois cenários de emissão de gases de efeito estufa (RCP4.5 e RCP8.5). As projeções de precipitação alimentaram um modelo chuva-vazão (SMAP) e posteriormente, após a geração das séries de vazões afluentes aos reservatórios, foram simuladas as vazões regularizadas pelos reservatórios no modelo AcquaNet para os períodos de 2040-2069 e 2070-2099. Os resultados foram comparados entre si e indicaram grandes divergências tanto quanto ao sinal (acréscimo ou redução) como quanto à magnitude da mudança na vazão regularizada. Entretanto, a maioria das projeções indica redução da Q90 nos reservatórios para os dois períodos, principalmente para o final do século.

Palavras-chave : CMIP5; Vazão regularizada; Acoplamento de modelos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )