SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Temperatura de Superfície do Lago Guaíba/RS, a partir de série temporal de imagens MODISAcoplamento do modelo atmosférico RAMS 6.0/ECHAM 4.1 ao modelo hidrológico SMA/HMS para operação do Reservatório Orós no semiárido brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RBRH

versão On-line ISSN 2318-0331

Resumo

BISSACOT, Thaiza Clemente Couto  e  OLIVEIRA, Sílvia Maria Alves Corrêa. Desenvolvimento de Ferramenta de Gestão para Avaliação de Risco Hídrico (FARH): aplicação no segmento minero metalúrgico no Brasil. RBRH [online]. 2017, vol.22, e28.  Epub 20-Abr-2017. ISSN 2318-0331.  https://doi.org/10.1590/2318-0331.021720160032.

Embora a governança da água no setor industrial tenha evoluído nos últimos anos, a gestão dos riscos hídricos ainda é considerada um desafio no país. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo o desenvolvimento de uma Ferramenta de Gestão para Avaliação de Risco Hídrico (FARH) no segmento minero-metalúrgico. A formatação estrutural da FARH foi realizada com base em blocos de entradas, processamento e saída de dados com vistas à elaboração de uma matriz de risco (dashboard) balizado pela caracterização da situação da bacia hidrográfica em relação ao grau de estresse hídrico (Eixo Y), caracterização do status de gestão hídrica do empreendimento (Eixo X) e pela definição do nível de dependência em relação ao recurso hídrico. A ferramenta foi aplicada em escala piloto em 09 (nove) empreendimentos do segmento mínero-metalúrgico localizados nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo (Zn, Ni, Al). Com a validação dos critérios da FARH, as plataformas de dados foram inseridas em “macro excel” para informatização da sua aplicação. A matriz de risco permitiu a visualização consolidada dos dados e forneceu base técnica para a priorização de ações, alocação de recursos dentro de uma organização e elaboração de um guia para o desenvolvimento do plano de gestão hídrica destes empreendimentos.

Palavras-chave : Ferramenta de gestão; Risco hídrico; Segmento minero-metalúrgico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )