SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Um método alternativo para medição de velocidades em escoamentos livres: avaliação de desempenho de um tubo de Pitot em comparação a um medidor acústicoEstimativa preliminar de vazões de cheias no Brasil usando curvas envoltórias de Creager índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RBRH

versão On-line ISSN 2318-0331

Resumo

CHAVES, Lárdner Gadelha; STUDART, Ticiana Marinho de Carvalho; CAMPOS, José Nilson Bezerra  e  SOUZA FILHO, Francisco Assis de. Envoltórias regionais de cheias milenares e decamilenares para o estado do Ceará: ferramenta para verificação da segurança hidrológica de barragens. RBRH [online]. 2017, vol.22, e29.  Epub 27-Mar-2017. ISSN 2318-0331.  https://doi.org/10.1590/2318-0331.021720160062.

As curvas envoltórias constituem-se em ferramentas de grande importância para o dimensionamento expedito de cheias de projetos de estruturas hidráulicas, assim como parâmetro de checagem da cheia de projeto de vertedores de barragens já construídas, para a verificação de sua segurança hidrológica. As envoltórias são curvas, associadas a uma equação matemática, que determinam a linha superior que envolve os valores máximos das cheias associados às respectivas áreas das bacias hidrográficas. As envoltórias podem ser, quanto ao espaço, de âmbito mundial ou regional; e quanto a cheias, podem ser relativas aos máximos observados ou a determinados períodos de retorno. Este artigo apresenta uma revisão de diversas envoltórias desenvolvidas no mundo e, adicionalmente, aplica-as às condições hidrológicas de bacias hidrográficas do Ceará. Foram testadas três curvas envoltórias amplamente utilizadas na literatura. A partir da estimativa de novos parâmetros regionais para o Ceará, são construídas envoltórias de cheias milenares e decamilenares para o Estado. Para a construção das envoltórias foram pesquisados 43 projetos hidrológicos de barragens dimensionadas por modernas técnicas hidrológicas, adotadas pelas instituições de recursos hídricos estaduais.

Palavras-chave : Curvas envoltórias; Cheias máximas; Francou-Rodier; Creager; Castellarin; Segurança de barragens.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )