SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The Study of Superstition in Behavioral Sciences: Discussing Experimental Arrangements and Theoretical Assumptions"In x Out": Reviewing the Group Bias through the Biological Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychology

Print version ISSN 2358-1883

Abstract

COUTINHO, Fernanda Correa et al. Adaptação de um Protocolo Cognitivo Comportamental para Pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada com Baixo Nível Educacional. Trends Psychol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1411-1426. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2017.3-22.

Este artigo relata a experiência de tratamento de pacientes de baixa renda com diagnóstico primário de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em hospital público no Rio de Janeiro, Brasil. A ideia inicial do projeto era tratamento ambulatorial, com aplicação de um modelo cognitivo para o tratamento de TAG; porém, observamos que a maioria dos pacientes apresentou baixo nível educacional, o que tornava difícil sua compreensão dos principais aspectos do tratamento cognitivo-comportamental oferecido. Assim, foram feitas adaptações no protocolo de tratamento, incluindo a forma como as técnicas foram apresentadas e aplicadas, a abordagem terapêutica utilizada e a duração das sessões. Considerando que variações de terapias cognitivas são cada vez mais aplicadas em ambulatórios hospitalares em todo o mundo, o objetivo deste artigo é apresentar as adaptações realizadas e discutir possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas na prática clínica com pacientes com baixo nível educacional e socioeconômico. Trata-se de um estudo clínico, com apresentação de um caso ilustrativo. Os resultados obtidos foram positivos e mostraram que as adaptações no protocolo foram essenciais para o sucesso terapêutico. Conclui-se que, tendo em mente o escopo do tratamento, o terapeuta deve estar atento às demandas e particularidades do cliente a fim de obter sucesso terapêutico.

Keywords : Transtorno de ansiedade generalizada; terapia cognitivo-comportamental; baixo nível educacional/econômico; relato de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )