SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4A Study of Coding Systems for the Wartegg Testand their Relations with the Rorschach (R- PAS)Accuracy of Functional Performance in Healthy Elderly Subjects, with Mild Cognitive Impairment and Alzheimer's Disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychology

On-line version ISSN 2358-1883

Abstract

SILVEIRA, Liége Barbieri; OLIVEIRA, Sérgio Eduardo Silva de  and  BANDEIRA, Denise Ruschel. Evidências de Validade do Inventário de Organização da Personalidade - Brasil (IPO-Br): Relação com o Modelo dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade. Trends Psychol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp.1875-1889. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2018.4-07pt.

O objetivo deste trabalho foi investigar evidências de validade convergente e incremental da versão brasileira do Inventário de Organização da Personalidade (IPO-Br), sendo este um instrumento que avalia o funcionamento patológico da personalidade. Participaram do estudo 170 indivíduos, sendo 61,2% pacientes em atendimento psiquiátrico ou psicológico. Comparou-se a diferença das médias dos grupos clínico e não-clínico. Foram realizadas também análises correlacionais e multivariadas entre o IPO-Br e as dimensões da Bateria Fatorial da Personalidade (BFP), baseada no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Foram encontradas correlações positivas, moderadas a altas, entre os fatores do IPO-Br com o fator Neuroticismo. Além disso, as facetas da BFP explicaram entre 27 a 68% da variância dos fatores do IPO-Br. O IPO-Br também mostrou-se capaz de diferenciar pessoas com e sem indicadores psicopatológicos, assim como de incrementar explicação para a severidade dos sintomas psiquiátricos para além da explicação dada pelos fatores da BFP, indicando adequadas evidências de validade e utilidade clínica do IPO-Br.

Keywords : Personalidade; patologia da personalidade; Modelo dos Cinco Grandes Fatores; evidências de validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )