SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Germination test and ornamental potential of different basil cultivars (Ocimum spp.)Gas exchange and chlorophyll a fluorescence parameters of ornamental bromeliads author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

BERTONCELLI, Douglas Junior et al. Desenvolvimento in vitro da orquídea ameaça de extinção Laelia marginata Lindl. em meios de cultivo contendo diferentes relações nitrato/amônio. Ornam. Hortic. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.392-399. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v23i4.1019.

O cultivo in vitro é um método de exímia importância na conservação de germoplasma e na multiplicação de plantas ameaçadas de extinção, porém necessita de estudos sobre a adequação dos nutrientes utilizados para um bom desenvolvimento de cada espécie. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento in vitro de Laelia marginata Lindl. em meios de cultura contendo diferentes relações nitrato/amônio. As plântulas foram obtidas a partir de sementes germinadas in vitro. Os tratamentos consistiram em diferentes relações nitrato/amônio, sendo cinco proporções NO3- e NH4+: T1-0/100; T2-25/75; T3-50/50; T4-75/25 e T5-100/0. Aos 200 dias após o transplante das plântulas, foram avaliados altura da parte aérea, comprimento de raiz, número de folhas, número de brotos, comprimento da folha, largura da folha, massa seca da parte aérea e de raiz, teor de clorofila a, b e carotenoides. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, sendo cinco tratamentos e dez repetições. A combinação de 50/50 nitrato/amônio resultou nos maiores valores de comprimento de parte aérea e raiz, massa seca de parte aérea e raiz, bem como comprimento e largura da folha. A proporção de 50/50 de nitrato/amônio resultou no melhor desenvolvimento inicial das plântulas de L. marginata.

Keywords : fontes de nitrogênio; micropropagação; Orchidaceae.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )