SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Trocas gasosas e fluorescência da clorofila a de bromélias ornamentaisDoses de fósforo e uso de esterco bovino no cultivo de gérbera de vaso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

LANDGRAF, Paulo Roberto Corrêa et al. Produção de copo-de-leite cultivado em sistema hidropônico-NFT. Ornam. Hortic. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.407-411. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v23i4.1098.

Objetivou-se avaliar a produção de copo-de-leite em sistema hidropônico-NFT. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em esquema fatorial 2×2, delineamento inteiramente casualizado (DIC) com quinze repetições. Os tratamentos foram constituídos da combinação de dois perfis hidropônicos (100 e 150 mm de altura) e duas soluções nutritivas. Mudas de copo de leite obtidas das brotações de rizomas em bandejas contendo solução nutritiva foram transferidas para sistema hidropônico de fluxo laminar de nutrientes, e o experimento foi conduzido por 12 meses. Foram avaliados: a altura das hastes e da inflorescência, o comprimento e o diâmetro da inflorescência, o número de flores por planta e o número de flores por m2. O cultivo de plantas de copo-de-leite em sistema hidropônico NFT é viável. A solução nutritiva com maior concentração de nutrientes, particularmente N e K, e o perfil de 150 mm são os mais indicados para a produção de copo-de-leite como flor de corte em sistema hidropônico de fluxo laminar de nutrientes.

Palavras-chave : Zantedeschia aethiopica; floricultura; hidroponia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )