SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Produção de copo-de-leite cultivado em sistema hidropônico-NFTÍndices de eficiência do uso de nitrogênio como ferramenta para avaliação do desenvolvimento de espécies de cactos ornamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

MANTOVANI, José Ricardo et al. Doses de fósforo e uso de esterco bovino no cultivo de gérbera de vaso. Ornam. Hortic. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.412-418. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v23i4.1012.

A gérbera pode ser cultivada como flor de corte ou em vasos, porém há poucas informações sobre nutrição e adubação, especialmente relacionadas ao fósforo e uso de resíduos orgânicos em vasos. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de gérbera em vaso sob doses de fósforo e uso de esterco bovino. O experimento foi conduzido em vasos, em casa de vegetação. Foi empregado delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 × 2 e 4 repetições totalizando 40 unidades experimentais. Os tratamentos foram constituídos por 5 doses de P: 0, 20, 40, 60 e 80 mg dm−3 de P, na forma de superfosfato triplo em pó e uso ou não de esterco bovino. A adubação fosfatada e o esterco bovino, em solo com baixo teor de P, não influencia o crescimento e a produção de gérbera de vaso. As doses de fósforo proporcionam melhorias no estado nutricional da gérbera cultivada em vaso, mas não contribuem para a qualidade comercial das plantas. O uso de esterco bovino aumenta a disponibilidade de fósforo no solo para cultivo de gérbera em vaso, sem, contudo contribuir para a qualidade comercial. A gérbera cultivada em vaso é pouco responsiva às adições de fósforo, fornecido tanto por fertilizante mineral como orgânico.

Palavras-chave : Gerbera jamesoni; fósforo; adubação orgânica; nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )