SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Longevidade de flores de amor-perfeito submetidas a reguladores de crescimentoEstudo da percepção pública e aceitação de híbridos de abacaxizeiros ornamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

WINHELMANN, Mara Cíntia et al. Enraizamento de estaca apicais de Angelonia integerrina Sprengel: concentrações de ácido indol-3-butírico e substratos. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.109-115. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v24i2.1149.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da concentração de ácido indol-3-butírico (AIB) e substratos no enraizamento de estacas apicais de Angelonia integerrima. Utilizou-se AIB em pó, nas concentrações de 0, 500, 1000, 2000 e 4000 mg kg−1 e dois substratos: casca de arroz carbonizada (CAC) e substrato comercial a base de turfa de Sphagnum. Avaliou-se: número de estacas enraizadas, comprimento da parte aérea e do sistema radicular, número de folhas novas, volume do sistema radicular, formação de calo na base da estaca, massa seca da parte aérea e do sistema radicular. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial (5 concentrações de AIB x 2 substratos). Não houve interação entre as concentrações de AIB e substratos, somente houve diferença para o fator substrato. As estacas apresentaram enraizamento médio de 79%, com formação de calo em 59,4%. O substrato CAC promoveu maior comprimento da parte aérea e maior número de folhas novas. O substrato comercial proporcionou maior volume médio de raiz, maior comprimento de raiz e maior incremento de massa seca radicular. No enraizamento por estaquia de A. integerrima não é necessário usar AIB e pode-se utilizar o substrato comercial à base de turfa ou a CAC.

Palavras-chave : propagação vegetativa; floricultura; espécie ornamental nativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )