SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Arborização urbana em vias públicas de quatro cidades no leste de Mato Grosso do Sul (MS), Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

REIS, Caroline Oliveira Dos et al. Biorreator na micropropagação de abacaxi ornamental. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.182-187. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v24i2.1181.

O abacaxi ornamental é uma planta rústica e de alto valor comercial. Normalmente, a propagação convencional é realizada por divisão de touceira apresenta baixo rendimento e ainda podendo causar disseminação de doenças. A cultura de tecidos da espécie mostra-se viável, produzindo plantas com alta qualidade genética e fitossanitária em curto espaço de tempo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a multiplicação in vitro de plantas de abacaxi ornamental (Ananas comosus var. bracteatus L.) em diferentes sistemas de micropropagação em associação com concentrações de benziloaminopurna (BAP). Foram utilizadas plantas com cerca de 2 cm de comprimento, transplantadas para os diferentes tratamentos: biorreator, ventilação natural e convencional, combinados com 3 concentrações de BAP (0, 1 e 2 mg L−1). O meio básico utilizado foi o composto pelos sais do meio MS. Maior número de brotos e crescimento da cultura in vitro foram obtidos com o emprego do biorreator e meio de cultura contendo 2 mg L−1 de BAP. O biorreator de imersão temporária permite a renovação do ar no interior dos frascos possibilitando melhor desempenho do cultivo in vitro do abacaxi ornamental quando comparado à micropropagação convencional.

Palavras-chave : Ananas comosus var. bracteatus L.; multiplicação in vitro; imersão temporária; sistema de ventilação natural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )