SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Sobrevivência da hera durante o inverno para paisagismo em Seul, Coréia, devido à mudança climáticaAmido e açúcares solúveis totais em pós-colheita de inflorescências de bastão-de-imperador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

NASCIMENTO, Mayana Ferreira et al. Sensibilidade ao etileno em pimenta em vaso. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.429-434. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v24i4.1458.

Muitos fatores ambientais afetam a fase de pós-produção das plantas ornamentais. A exposição ao etileno é um dos fatores mais importantes que afetam a qualidade de muitas plantas ornamentais em vaso. O trabalho teve como objetivo identificar genótipos de pimenta resistentes ao etileno na fase de pós-produção das pimentas de vaso. Onze cultivares de pimentas foram utilizadas, quando as plantas apresentaram 30% dos frutos maduros, foram transferidas para um recipiente hermético de 90 L e tratados com etileno à 10 μL L–1 por 48 horas, em seguida, mantidas à temperatura ambiente para posterior análise dos efeitos do etileno. Foram feitas contagens do número de folhas e frutos no tempo zero, 48, 96 e 144 horas após o tratamento com etileno. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. As cultivares apresentaram taxas variadas de abscisão foliar e de frutos. O cultivar ‘Peloteira’ apresentou maior resistência ao etileno, com abscisão foliar de 19%, após 144 horas. Para característica abscisão dos frutos, os cultivares ‘Peloteira’, ‘Jalapeño’, ‘Stromboli ornamental’, ‘Malagueta’ e ‘Rocoto vermelha’ apresentaram menor porcentagem de abscisão, variando entre 9 e 34%, após 144 horas de exposição ao etileno.

Palavras-chave : Capsicum; regulador de crescimento; abscisão de folhas e frutos; plantas ornamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )