SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Uso de bioestimulante a base de alga (Ascophyllum nodosum) na germinação e crescimento de plântulas de girassol ornamentalIncreased assimilates in lily yearling bulblets by fertilizer supplement of magnetic nano-composite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

LUDWIG, Fernanda et al. Comparação de métodos de avaliação dos teores de potássio na solução do substrato e folhas de gérbera. Ornam. Hortic. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.238-246.  Epub 28-Out-2019. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.1590/2447-536x.v25i3.1535.

Vários autores relatam que o potássio (K) é o nutriente absorvido em maiores quantidades pelas plantas de gérbera. Assim, objetivou determinar a concentração de K na solução de substratos no cultivo de gérbera de vaso, quantificado pelo Cardy Horiba C-131 e espectrofotometria de absorção atômica e correlacioná-los entre si e com o teor foliar na planta. O experimento foi realizado em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 5×2 (5 substratos/2 cultivares) e quatro repetições. As mudas de gérbera cultivares Cherry e Red, com quatro folhas definitivas foram transplantadas em vasos preenchidos com os substratos e aclimatadas durante 30 dias. Após a aclimatação, avaliou-se quinzenalmente o teor de K na solução do substrato extraída pela metodologia do “PourThru”, e o teor foliar de potássio das plantas de gérbera, utilizando-se o medidor de íons portátil Cardy Horiba C-131 e o espectrofotômetro de absorção atômica. A solução do substrato comercial apresentou maiores concentrações de K em relação aos demais nas duas formas de medição, o que está relacionado diretamente com os elevados teores iniciais do nutriente nesse substrato. Valores maiores de K foram obtidos para a cultivar Red, tanto na solução quanto nas folhas. A concentração de K da solução do substrato cultivado com plantas de gérbera envasada quantificada pelo Cardy Horiba C-131 e pela espectrofotometria de absorção atômica correlacionaram-se significativamente entre si, e apresentaram baixa correlação com o teor desse nutriente nas folhas.

Palavras-chave : Gerbera jamesonii; adubação; nutrição de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )