SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Increased assimilates in lily yearling bulblets by fertilizer supplement of magnetic nano-compositeViabilidade do novo método para o enraizamento in vitro de orquídeas utilizando meio de cultura líquido e esterilizado quimicamente sob diferentes concentrações de sacarose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

FRANCA, Rozineide Pereira Alves de et al. Morfologia e tratamentos pós-colheita em cultivares de Alpinia. Ornam. Hortic. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.255-262.  Epub 28-Out-2019. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.1590/2447-536x.v25i3.1537.

A caracterização e avaliação morfológica de plantas são etapas imprescindíveis à classificação e a utilização do germoplasma para fins de melhoramento genético. Este estudo teve por objetivo ampliar os conhecimentos sobre a caracterização morfológica de quatro cultivares de Alpinia purpurata por meio de avaliações qualiquantitativas a fim de identificar genótipos com características promissoras para o mercado de plantas ornamentais. Quatro cultivares de A. purpurata (‘Jungle King’, ‘Kimi’, ‘Red Ginger’ e ‘Pink Ginger’) foram avaliados em um sistema de cultivo a meia sombra. Descritores morfológicos quantitativos como comprimento, diâmetro e número de folhas na haste floral, largura e comprimento da folha, largura e comprimento da inflorescência, massa fresca da haste floral, número de hastes produzidas e comercializáveis foram avaliados. Os descritores qualitativos foram avaliados na inflorescência, haste floral, pecíolo, folha e brácteas. A longevidade pós-colheita em câmara fria a 16 °C e 19 °C e temperatura ambiente a 26 °C foram testadas. As características quantitativas das cultivares ‘Jungle King’, ‘Kimi’ e ‘Pink Ginger’ que se destacaram foram: comprimento, diâmetro, massa fresca, durabilidade da haste floral, comprimento; largura da inflorescência e produtividade. A cultivar ‘Red Ginger’ não obteve destaque nas características quantitativas mencionadas para as demais cultivares. As características qualitativas que apresentaram variação entre as cultivares foram o formato e coloração da inflorescência. As cultivares ‘Kimi’ e ‘Pink Ginger apresentaram produtividade de 6654,32 e 7580,24 hastes ha-1 ano-1, respectivamente e as cultivares ‘Red Ginger’ e ‘Jungle King’ 6012,34 e 4037,03 hastes ha-1 ano-1, respectivamente. A durabilidade pós-colheita das quatro cultivares avaliadas em ambiente refrigerado foi superior a quinze dias e no controle foi inferior a oito dias. As cultivares ‘Jungle King’, ‘Kimi’ e ‘Pink Ginger’ apresentaram características qualitativas e quantitativas promissoras para a utilização no mercado de plantas ornamentais tropicais.

Palavras-chave : Durabilidade pós-colheita; potencial ornamental; produtividade; plantas ornamentais tropicais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )