SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Viabilidade do novo método para o enraizamento in vitro de orquídeas utilizando meio de cultura líquido e esterilizado quimicamente sob diferentes concentrações de sacaroseCrescimento e qualidade de mudas de pinheiro brasileiro em função de tipos e volumes de recipiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

COSTA, Andrey de Oliveira et al. Cinetina e 6-benziladenina induzem diferentes respostas morfogenéticas em segmentos cotiledonários de flamboyant. Ornam. Hortic. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.270-275.  Epub 28-Out-2019. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.1590/2447-536x.v25i3.2040.

A compreensão do comportamento in vitro de explantes de flamboyant cultivados em meio de cultura suplementado com diferentes tipos e concentrações de citocininas pode auxiliar na otimização de sistemas de regeneração estabelecidos para essa espécie vegetal. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o comportamento de explantes cotiledonares de flamboyant quando cultivados na presença de elevadas concentrações de 6-benziladenina (BA) ou cinetina (KIN). Segmentos cotiledonares obtidos de plântulas germinadas in vitro foram inoculados em meio de cultura Murashige e Skoog (MS), suplementado com diferentes concentrações (1, 2, 4, 8 mg L-1) de 6-benziladenina (BA) ou cinetina (KIN). No tratamento controle não foi adicionado reguladores de crescimento. Após 40 dias de cultivo, independente da concentração utilizada, os tratamentos suplementados com BA apresentaram maiores porcentagens de formação de calos e massa fresca, em comparação aos tratamentos suplementados com KIN. A formação de gemas adventícias foi observada principalmente nos tratamentos suplementados com BA. Análises histológicas evidenciaram que a formação de gemas adventícias ocorreu na periferia de calos formados a partir de células do mesofilo, nas regiões de seccionamento do explante. Os resultados obtidos fornecem novas informações para o estabelecimento de um sistema de micropropagação de flamboyant, uma importante espécie arbórea ornamental.

Palavras-chave : Delonix regia; flamboyant; citocininas; micropropagação; organogênese in vitro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )